domingo, 9 de abril de 2017

Uma breve reflexão sobre a semana que começa

Charlene Carvalho - 09/04/2017 08:57:59
Dramatic Lighting on Christian Easter Cross As Storm Clouds Break

Passei uns dias numa crise de asma braba. Ainda estou me recuperando. A coluna foi no ritmo da minha respiração, mas a vida segue… E antes de (re) começar, deixa eu falar de um assunto importante, porque quando o pulmão fica uns dois tons abaixo do normal, além de cuidar com remedinho – salve, meu médico amado Rinauro Santos -, não posso deixar de expressar gratidão Àquele que me deu o sopro da vida: Yahweh, O Eterno, O Grande Eu Sou… E como estamos no início da Páscoa, também não posso perder essa oportunidade e falar de Vida, Morte e Ressureição. Não seria justa para com o Deus que eu sirvo.

OS JUDEUS
No Velho Testamento, Páscoa (Pêssach) celebra a saída dos filhos de Israel da “casa da servidão” (o Egito) e nos lembra a importância de continuar a luta pela liberdade em cada geração. Talvez por isso, 99% dos judeus celebrem, de alguma forma, o Pêssach. O ideal de liberdade é seu maior legado.

A MORTE…
Para nós, cristãos, Páscoa nos lembra morte e ressurreição de Jesus, o Cristo – o Redentor, o Messias – Jesus é o cordeiro Pascal. Ele é o Messias. Foi traído no Jardim do Getsêmani – literalmente lugar da prensa. No caminho até o Gólgota – Caveira – ao carregar aquela cruz, ele levou sobre si “as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido”. (Isaías 53:4). Jesus foi crucificado na sexta-feira e morreu por volta das três da tarde. “…Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (Isaías 53:5).

… A RESSUREIÇÃO
No domingo, quando as mulheres chegam ao sepulcro e se espantam com a remoção da pedra, que era enorme e pesada, o anjo que estava lá sentado lhes diz: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou!!! (Marcos 16:6). Ele não está morto! Jesus morreu e ressuscitou para que fôssemos livres da morte, morte de cruz, e do pecado.

O SENTIDO DA PÁSCOA
Naturalmente que ninguém explica Deus. Ou se duvida. Ou se acredita. Eu acredito. Eu creio nessa liberdade que não é a liberdade dos homens. Mesmo encarcerados nos problemas, se temos Jesus no coração, somos livres. Esse é o verdadeiro espírito e sentido da Páscoa: liberdade. Por isso, independente de sua fé, aproveite esse período para dar graças pelo sopro da vida. E para refletir sobre o valor da liberdade que você tem em Cristo. Não se envergonhe do Evangelho de Cristo. Mas não se culpe quando se envergonhar pelo que muitos falam – e fazem – em seu nome. Foque no sacrifício da Cruz. Não se guie por vistas, mas por Cristo. Ele é o autor e consumador da nossa fé. Sua graça – e nunca a dos homens – nos basta. Tenha uma Páscoa abençoada, em nome de Jesus!!

Nenhum comentário: