sábado, 4 de março de 2017

Bomba: Deputados querem afastar Romero Jucá do comando do PMDB

O senador Romero Jucá (PMDB-RR)

Dizendo-se irritado com a condução que Romero Jucá (RR) vem dando ao PMDB, um grupo de deputados da legenda redigiu um documento em que exige o afastamento de alvos da Operação Lava Jato do comando do partido.

Investigado na operação, Jucá preside o PMDB desde abril de 2016, quando o atual presidente da República, Michel Temer, licenciou-se do comando da sigla.

Os parlamentares também ameaçam uma debandada em massa durante a janela partidária que antecede as eleições do ano que vem.

Uma "Carta ao PMDB" será entregue a Jucá na quarta (8), data da reunião da Executiva Nacional do partido.

Idealizador do documento, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS) diz que a carta não é contra Jucá e que atingiria também outros alvos da Lava Jato, como o ministro Moreira Franco (Secretaria-Geral), presidente da Fundação Ulysses Guimarães, e o presidente do Senado, Eunício Oliveira (CE), tesoureiro do partido.

"A direção do partido deve estar isenta", diz Marun, que espera adesão de metade da bancada.

A principal queixa dos deputados em relação a Jucá reside no uso do fundo partidário, principal financiador das disputas eleitorais.

Deputados querem que Jucá defina como o dinheiro será usado em 2018 e exigem mais dedicação à legenda.

Homem forte do governo Temer, Jucá tem grande influência no Ministério do Planejamento, é líder do governo no Congresso e pode assumir a liderança no Senado.

Os parlamentares também acusam Jucá de gastar com despesas desnecessárias.

"O que os parlamentares querem é transparência, abrir a caixa-preta do partido. Soubemos que houve contratos com uma agência publicitária de gastos absurdos, compra de mobiliário", afirma o deputado João Arruda (PMDB-PR), vice-presidente nacional da legenda.

Procurado, Jucá não se manifestou até o início da noite de sexta-feira (3). 
Pedro Ladeira -23.mai.2016/Folhapress 

Nenhum comentário: