sexta-feira, 25 de novembro de 2016

PREFEITURA E CÂMARA REALIZAM AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E MOBILIDADE URBANA

A Prefeitura de Tarauacá, em parceria, com a Câmara Municipal realizaram na manhã desta sexta-feira (25), na Câmara de Vereadores, audiência pública para apresentação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos (PMRS) e o Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PMMU)

A gestão integrada de resíduos sólidos urbanos é o conjunto de procedimentos que envolvem organização e técnicas de manejo que visam racionalizar os serviços, baratear e otimizar os seus resultados. Como fruto desta organização do sistema, temos o aproveitamento máximo do potencial dos resíduos sólidos gerados pela população com relação a sua reutilização e reciclagem, bem como, a correta destinação final dos rejeitos.

Estiveram presentes o prefeito Rodrigo Damasceno, presidente da Câmara, Ezi Aragão, o vereador Valdor do Ó, secretários municipais, diretores de escolas estaduais e municipais, lideres comunitários e sociedade civil organizada. 

Os Planos foram desenvolvido pela Empresa contratada CONCEPT PLAN, após estudos realizados em Tarauacá, possibilitando desta forma, que o Plano esteja de acordo com a realidade local. O Plano tem previsão de 10 anos, com revisão a cada quatro anos no mínimo, podendo ser revisto a qualquer tempo se houver necessidade.

“Estamos avançando nos cuidados com meio ambiente em nosso município. No mesmo momento em que estamos elaborando o Plano de Mobilidade Urbana e Resíduos Sólidos, aconteceram também a revisão do Plano Diretor e o Plano Municipal de Saneamento Básico. É muito importante que possam ser desenvolvidos em conjunto: são estruturas essenciais para evoluirmos na construção de um município que atenda as nossas necessidades de qualidade de vida. Hoje, estamos fazendo um diagnóstico que nunca foi feito em Tarauacá, para que possamos continuar com as ações para melhorar a mobilidade urbana e a reciclagem”, declarou o prefeito, Rodrigo Damasceno.

“A confecção do Plano de Resíduos Sólidos é um processo democrático, em que foram ouvidas entidades representativas e a sociedade. A partir das sugestões apresentadas, fizemos os ajustes necessários e agora, estamos encaminhando à Câmara Municipal para aprovação”, explicou o Engenheiro Agrimensor, José Otávio.

O presidente da Câmara Municipal, Vereador Ezi Aragão, agradeceu a presença de todos e ressaltou a preocupação do Governo Municipal ao lembrar que os estudos sobre a mobilidade e resíduos sólidos no município começaram desde o inicio da atual gestão. “A mobilidade não é somente de veículos mas, bicicletas, motocicletas, o pedestre como parte principal na via. Melhorar a mobilidade é um trabalho árduo e envolve toda a cidade. A questão da mobilidade e resíduos sólidos em Tarauacá contém um plano que propõe soluções viáveis para a melhoria do nosso trânsito e da reciclagem, e armazenamento adequado do lixo”, disse o Presidente.

Nenhum comentário: