quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Brasil celebra Dia da Amazônia com queda do desmatamento

O dia 5 de setembro é lembrado como o Dia da Amazônia e o Brasil comemora a data com a queda no índice de desmatamento. O Brasil reduziu em 82% a taxa de desmatamento da Amazônia na última década (2004 a 2014). "Acho que é a demonstração de um êxito da política ambiental do País, que deve ser mais do que registrado, mas celebrado", disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, em agosto, durante a divulgação dos números pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) . 

A Amazônia é a maior reserva natural do planeta e uma das maiores riquezas da humanidade. Para estudar o impacto da Amazônia sobre o clima, o MCTI aportou recursos no Observatório da Torre Alta, uma construção de 325 metros, no meio da floresta, a 150 quilômetros de Manaus. Inaugurada em agosto deste ano, a Torre vai ampliar o campo de pesquisa e coletar dados sobre a interação entre vegetação e atmosfera.

Equipada com sensores e radares a laser, a torre vai estudar o fluxo de vapor de água e de aerossóis, que são importantes para a formação de nuvens. Os dados vão ajudar a melhorar os sistemas de previsão do clima.

"Os trabalhos desenvolvidos aqui serão para preservar a vida no Planeta e dar alternativas para o desenvolvimento sustentável da humanidade", disse o ministro Aldo Rebelo, durante a inauguração da Torre Alta da Amazônia.

O projeto, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), recebeu R$ 26 milhões em investimentos do MCTI, Ministério Federal de Educação e Pesquisa da Alemanha e governo do Amazonas.

Data comemorativa

O Dia da Amazônia surgiu como uma forma de chamar a atenção para esse bioma e a data foi escolhida como forma de homenagear a criação da Província do Amazonas por D. Pedro II em 1850.

Nessa data o objetivo principal é alertar a população a respeito da destruição da floresta e de como podemos ter desenvolvimento sem que seja necessária a destruição dessa importante fonte de biodiversidade.

A Amazônia é a maior reserva natural do planeta e uma das maiores riquezas da humanidade. Esse bioma possui cerca de cinco milhões e meio de quilômetros de floresta e abrange nove países e tem um papel fundamental no equilíbrio ambiental da Terra e influência direta sobre o regime de chuvas de toda a América Latina.

De Brasília, com informações do MCTI

Nenhum comentário: