quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Atentado em parque causou 'perda total' de acervo histórico no Acre


O incêndio criminoso que atingiu o Parque Capitão Ciríaco, em Rio Branco, sede da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), resultou na "perda total" do acervo histórico referente ao município, segundo a presidência do órgão. A ação foi um dos nove atentados registrados na madrugada desta quarta-feira (17) em represália à morte de um jovem durante um assalto na terça-feira (16)
O presidente da FGB, Sid Farney, conta que por volta das 1h30, o segurança do espaço foi rendido por quatro homens e expulso do acervo histórico. Em seguida, os homens derrubaram os armários de aço, jogaram gasolina e atearam fogo. "Foi um incêndio de dentro para fora", afirma.
Farney ressalta que mais de 100 itens - entre jornais, revistas, fotografias e documentos - foram destruídos pelas chamas. Ele diz que o material estava em processo de digitalização, mas o HD, que cotinha o material também estava no local.
"Foi perda total. Vamos fazer um levantamento para ver o que conseguimos resgatar e o que podemos pegar de outros patrimônios históricos. É uma perda estimável, porque estamos vendo uma história física em chamas", lamenta.
O presidente acrescenta que a motocicleta do vigia também acabou sendo perdida por estar nas proximidades do prédio. Farney diz ainda que os bandidos arrombaram e tentaram incendiar outro departamento, mas não conseguiram. "O fogo não se alastrou, porque os bombeiros chegaram rápido. A perícia está sendo feita, vamos esperar o resultado para tomar as providências cabíveis", finaliza.
fonte g1.globo.com

Nenhum comentário: