sábado, 16 de julho de 2016

Para 50%, Temer deve continuar; 32% querem volta de Dilma, diz Datafolha

Pesquisa foi realizada entre 14 e 15 de julho e ouviu 2.792 pessoas.
Para 42%, governo Temer é regular, 31% ruim/péssimo e 14% ótimo ou bom.

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (16) aponta que 50% dos entrevistados prefere a permanência do presidente em exercício, Michel Temer, até 2018. Para 32%, o melhor seria o retorno da presidente afastatada, Dilma Rousseff, ao cargo.

De acordo com o Datafolha, outros 4% disseram que nenhum dos dois deve continuar na Presidência e 3% afirmaram preferir a realização de novas eleições para a escolha de um novo presidente. Já 2% deram "outras respostas" e 9% disseram que não sabem.

O Datafolha perguntou aos entrevistados o que é melhor para o país. Veja os resultados da pesquisa:

- Temer continuar: 50%
- Dilma voltar: 32%
- Nenhum dos dois: 4%
- Novas eleições: 3%
- Outras respostas: 2%
- Não sabem: 9%

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de julho e entrevistou 2.792 pessoas em 171 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Impeachment
O Datafolha perguntou ainda aos entrevistados se eles defendem ou são contra a saída definitiva de Dilma da Presidência. Veja os resultados da pesquisa:

- Defendem o afastamento definitivo: 58%
- São contra o afastamento definitivo: 35%
- São indiferentes: 3%
- Não opinaram: 3%

Em pesquisa realizada pelo instituto em abril, antes da votação do afastamento de Dilma pela Câmara, 61% defendiam o impeachment e 33% eram contrários.

Avaliação do governo Temer
O Datafolha também fez a primeira pesquisa para avaliar a opinião dos brasileiros sobre o governo Temer. Dois meses após o peemedebista assumir o cargo, 42% dos entrevistados disseram que seu governo é regular. Para 31%, é ruim ou péssimo. Já 14% avaliaram como ótimo e bom. Outros 13% não souberam responder.

Avaliação do governo Temer. Veja os resultados:

- Regular: 42%
- Ruim/Péssimo: 31%
- Ótimo/Bom: 14%
- Não sabem: 13%

A aprovação de Temer, aponta o Datafolha, é semelhante à de Dilma no início de abril, pouco antes de seu afastamento, quando 13% opinaram que o governo da petista era ótimo ou bom. Já aqueles que, na mesma pesquisa de abril, avaliavam o governo Dilma como ruim ou péssimo eram 65%.

Quem é o presidente?
O Datafolha também perguntou aos entrevistados se eles sabiam o nome do atual presidente. Veja os resultados:

- Michel Temer: 65%
- Não sabem: 33%
- Outros nomes: 2%.

Do G1, em Brasília

Nenhum comentário: