quinta-feira, 14 de julho de 2016

Cientistas descobrem oceano dentro da Terra, a 644 km de profundidade

Depois de décadas de teorização e pesquisa, os cientistas estão relatando que eles finalmente encontraram um enorme reservatório de água incrustado dentro do manto da Terra – um reservatório de água tão vasto que poderia encher os oceanos da Terra três vezes.
Esta descoberta sugere que a água da superfície do planeta, na verdade, veio de dentro, como parte de um “ciclo total da água na Terra”, em vez da teoria predominante de que a água deriva de cometas gelados que passaram pelo planeta há bilhões de anos atrás.
Como sempre, quanto mais entendermos sobre como a Terra se formou, e como a sua multiplicidade de camadas interiores continua a funcionar, com mais precisão poderemos prever o futuro. O clima, o nível do mar, as alterações climáticas – todos estes fatores estão intimamente ligados à atividade tectônica que interminavelmente fervilha a quilômetros debaixo dos nossos pés.
Este novo estudo, de autoria de uma série de geofísicos e cientistas de todo os EUA, utiliza dados do USArray – um conjunto de centenas de sismógrafos situados em todo os EUA que estão constantemente “ouvindo” os movimentos no manto e núcleo da Terra. O estudo mostrou que a água da Terra pode ter vindo do interior do planeta. Daí, impulsionada para a superfície pela atividade geológica.
Em artigo publicado na conceituada revista “Nature”, os cientistas disseram ter encontrado um pequeno diamante que aponta para a existência de um vasto reservatório de água abaixo do manto da Terra, a cerca de 600 quilômetros abaixo dos nossos pés.
“Essa amostra fornece, de fato, confirmações extremamente fortes de que há pontos locais úmidos profundos na Terra nessa área”, declarou o principal autor do estudo, Graham Pearson, da Universidade de Alberta, no Canadá.
“Essa zona particular da Terra, a zona de transição, pode conter tanta água quanto todos os oceanos juntos”, explicou Pearson. “Uma das razões, pelas quais a Terra é um planeta tão dinâmico, é a presença de água em seu interior. A água muda tudo sobre a maneira como o planeta funciona”, completou.

Depois de estudar os ruídos por alguns anos, e depois da realização de muitos cálculos complexos, os pesquisadores acreditam que eles encontraram uma enorme reserva de água que estaria localizada na zona de transição entre as camadas do manto superior e o inferior – uma região que ocupa entre 400 e 660 quilômetros (250-410 milhas) abaixo de nossos pés. [ DOI: 10.1126 / science.1253358– “Fusão e Desidratação na parte superior do manto inferior”
Como você pode imaginar, as coisas são um pouco mais complexas muito mais abaixo de onde vivemos. Nós não estamos falando de algum tipo de reserva de água que possa ser alcançada da mesma forma como um poço de petróleo. O mais profundo poço humano jamais escavado foi de apenas 12 km de profundidade – cerca de metade do caminho através da crosta terrestre – e tivemos que parar porque a energia geotérmica estava derretendo a broca. Uma distância de 660 km de profundidade é um longo, longo caminho para baixo, e coisas muito estranhas acontecem lá em baixo da Terra.

Basicamente, a nova teoria é que o manto do planeta está cheio de um mineral chamado pelo nome de ringwoodite. Sabemos por experiências aqui na superfície que, sob extrema pressão, o ringwoodite pode acumular água. As medições feitas pelo USArray indicam que na medida que o movimento de convecção empurra o mineral ringwoodite mais profundo para dentro do manto, o aumento da pressão força a água aprisionada a sair (um processo conhecido como “desidratação de fusão”).Essa parece ser a extensão das conclusões do estudo.
Agora eles precisam tentar unir a geologia profunda da Terra com o que realmente acontece na superfície. A Terra é uma máquina extremamente complexa, que geralmente se move a um ritmo muito, muito lento. Leva anos de medições para obter qualquer coisa próxima de dados úteis. [Leia-se: a previsão de terremotos, finalmente, será uma realidade?]
Com tudo o que se disse, poderia haver repercussões enormes se os resultados deste estudo estão precisos. Mesmo se o mineral ringwoodite contenha apenas cerca de 2,6% de água, o volume da zona de transição significa que este reservatório subterrâneo pode conter água suficiente para preencher os oceanos em três vezes o volume atual.
Eu não estou dizendo que isso nos dá a desculpa perfeita para continuar com o nosso abuso do uso das reservas de água doce da Terra, mas é definitivamente algo sobre o que devemos meditar. Isso também parece descartar a teoria prevalecente de que a nossa água de superfície chegou à Terra através de um grupo de cometas gelados.

Finalmente, aqui está um pensamento divertido que deve lembrar-nos de que a composição e clima perfeito da Terra é, se você olhar bem de perto, milagroso. Um dos pesquisadores, conversando com a New Scientist, disse que, se essa água não estivesse armazenada no subsolo”, que ela ou estaria sobre a superfície da Terra, e congelada sobre o topo das altas montanhas”.
Talvez se a formação da Terra tivesse sido um pouco diferente, ou se estivesse apenas marginalmente mais próxima do Sol, ou se um asteroide aleatorio desembarcou a bilhoês de anos … você provavelmente não estaria sentado aqui navegando na web e lendo este artigo
Fonte:  profundidade

Nenhum comentário: