quarta-feira, 31 de março de 2010

Cruzeiro do Sul tem 16 casos de AIDS


aids.gif

Segundo os profissionais de saúde, a maioria dos casos é importada através de pessoas que vieram de outras cidades, as famílias recebem atendimento médico e psicológico. 

Seguindo uma determinação do Ministério da Saúde que quer descobrir a magnitude da AIDS no Brasil em 2010, a Coordenação do Programa DST/AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul, tem realizado diversas campanhas para diagnosticar a doença. De janeiro de 2009 até março deste ano, a coordenação do programa confirma que 16 pessoas entre jovens e adultos do município, estão com a AIDS.

Todas as pessoas soropositivas estão em processo de tratamento. O Programa DST-AIDS atua com médicos, enfermeiros e psicólogos, para atender as famílias desses pacientes, já que em alguns casos, as famílias não aceitam que uma criança possa nascer infectada.

O crescimento da atividade sexual entre idosos, a partir dos estimulantes sexuais disponíveis hoje no mercado, como o Viagra, por exemplo, é uma preocupação da equipe de saúde do município, já que os idosos não têm o habito de usarem preservativos para evitar a transmissão das doenças e não escolhem parceiros. 

Os profissionais de saúde orientam que uma pessoa ao perceber a diferença em seu sistema imunológico, procure um profissional de saúde, para que seja feito o diagnóstico e tratamento sem maiores complicações. No Centro de Saúde da 25 de Agosto, existe um centro de testagem e acompanhamento, o exame é entregue em apenas 15 minutos. Segundo a coordenadora municipal de Educação de Saúde, Hadyme Arcádia, a pessoa que tem uma vida sexualmente ativa, tem obrigação de fazer o teste de HIV pelo menos uma vez ao ano.

www.tribunadojurua.com – Informações Francisco Rocha

Nenhum comentário: