sábado, 18 de novembro de 2017

TARAUACÁ: PROFESSOR FALA DE DESCASO DA SAÚDE PÚBLICA COM SEU PAI

Meu amigo Accioly, 

Por favor poste minha indignação com a saúde pública do estado. 

DESCASO
Meu pai Senhor ROSIVAL MACHADO DO Ó é trabalhador rural desde criança. Ele reside atualmente no KM 60, da BR 364, sentido Tarauacá Cruzeiro do Sul, Comunidade Mamoré. 

Há aproximadamente 30 anos sofreu um acidente quando derrubava árvore no seringal do ex Deputado Chico Sombra, localizado no rio Muru, seringal Transual. 

Naquele acidente a cabeça do fêmur com o quadril esquerdo foi deslocada. À época, teve que viajar para Rio Branco, passou por tratamento e por muito pouco não fica paraplégico. 

O tempo se passou, o mesmo continuou sentindo fortes dores, mas suportou e diuturnamente trabalhando para oferecer uma vida digna a minha mãe e aos seus 04 filhos. 

Há alguns anos a dor se tornou insuportável, uma vez que ele não possuiLÍQUIDO SINOVIAL na articulação do fêmur com o quadril, fazendo com que ocorra atrito dos ossos e causando-lhe uma dor intolerável. 

Em 2015 viajou até Rio Branco para solicitar tratamento fora do domicílio. Realizou todos os exames e retornou na espera de ser chamado para realização da cirurgia que custa mais de 100 mil reais e a família não tem condições de bancar. Porém esta ligação não aconteceu. 

Somente em fevereiro de 2016 foi convocado pelo TFD a retornar para refazer todos os exames, sendo que os prazos de validade dos exames acima citados já haviam extrapolado e ficaram de entrar em contato.

O contato ocorreu, mas para informar que as cirurgias fora do estado haviam sido canceladas. Segundo a pessoa que falou conosco, do próprio TFD, por ter sido constatadas irregularidades. Afirmou que provavelmente viesse uma equipe de médicos do Rio de Janeiro especializados na área para realizar estas cirurgias na capital (Rio Branco), mas, devido à constatação do desvio de verbas na saúde do país e do estado às mesmas foram canceladas. 

Nessa mesma época meu pai solicitou pedido de pensão através do INSS o que inicialmente lhe foi negado por Tarauacá. Mas, posteriormente através de advogado os peritos do INSS de Cruzeiro do Sul constataram e aprovaram sua aposentadoria por invalidez, ou seja, fica explicito o quadro clínico em que meu pai se encontra e da necessidade urgente da realização de sua cirurgia. 

Atualmente meu pai se locomove com muita dificuldade. A família ver-se a mercê da irresponsabilidade, da omissão do país e do estado. 

Deputados de Tarauacá, procurados pessoalmente pelo meu pai nada fizeram ou fazem, mas, que em 2018 estarão em nossas portas pedindo nosso voto e terão a resposta a altura de seu compromisso para com o povo. 

Portanto, nos sentimos indignados, revoltados com o descaso, especialmente, na saúde pública do estado para com os mais humildes deste país e pedimos encarecidamente que as autoridades (MPF), etc. tomem ciência dos fatos e investiguem o motivo pelo qual estas cirurgias foram cancelas sem data prevista para ocorrer. 

Antonio Francivaldo Lopes do Ó 
Professor da Rede Municipal de Tarauacá – Acre

Fonte: blog do acioly

Nenhum comentário: