sexta-feira, 20 de outubro de 2017

PREFEITA MARILETE VITORINO LEVA DIGNIDADE E QUALIDADE DE VIDA ÀS COMUNIDADES ESCOLARES DA ZONA RURAL

“Quero só agradecer à prefeita Marilete Vitorino pelos benefícios que tem chegado aqui em nossa comunidade. Poço Artesiano com água de qualidade, banheiros em alvenaria dignos para uso da comunidade escolar, bebedouro, sem falar da manutenção permanente da merenda escolar. Não quero nem lembrar mais da situação deplorável que a escola vivia anteriormente, mas quero agradecer à prefeita Marilete pelas melhorias que nunca a comunidade teve antes”, frisa o presidente da associação de moradores da comunidade do Maracanã, José Valcimar, onde está localizada a escola Pedro Zumba I que ganhou poço artesiano e banheiros masculino e feminino construídos em alvenaria. 

Pela primeira vez na história, escolas rurais do município de Tarauacá estão sendo contempladas com benefícios que imprimem dignidade e qualidade de vida para a comunidade escolar e moradores.

Água saindo das torneiras e dos chuveiros é um sonho que cada vez mais se torna realidade para as escolas rurais que estão incluídas no Programa “Água na Escola”, a partir de uma parceria entre o Município de Tarauacá e Governo Federal.

Nesta quinta feira, 19, a prefeita Marilete Vitorino acompanhada do secretário de Educação, Rosenir Arcênio, do secretário Adjunto, Cleiber Emídio e do Gerente de Ensino Rural, Orlando Bezerra, entregou em quatro comunidades, banheiros e poços artesianos construídos nas escolas.

A primeira visita de inauguração foi na comunidade do Taquary, na escola Aurelino Pereira de Brito – anexo I, no Km 110. A escola tem um contingente de 55 alunos do 1º ao 5º ano e quatro turmas do Mais Educação.

Depois foi a vez da comunidade do Tauary receber a visita da equipe para a inauguração dos mesmos benefícios instalados na escola Pedro Zumba – anexo III, que atende 146 estudantes do 1º ao 5º ano, Quero Ler e Asinha.

Outra comunidade beneficiada com o Programa Água na Escola foi a da escola Maria Odília – sede, na comunidade Rio Branco, Km 25. A escola oferece aulas do 1º ao 5º ano. 

“Esse programa demonstra o respeito que a prefeita Marilete tem com a educação rural. Nunca vi água sair das torneiras dessa escola que trabalho há muito tempo, e sei que em breve essa mudança vai chegar a outras comunidades. É a realização de um sonho”, declarou a merendeira, Antônia Luzivânia, da Escola Aurelino Pereira.

Para o Gerente de Educação Rural, Orlando Bezerra, “estamos nessa missão de trabalhar na educação rural de acordo com o projeto da prefeita Marilete Vitorino e hoje estamos cumprindo uma ação que reflete mais uma etapa de organização para o avanço da educação no campo. E para formarmos futuros cidadãos precisamos dar condições físicas e pedagógicas para a comunidade escolar, e é isso que estamos fazendo”, destaca.

O secretário Adjunto, Cleiber Emídio, parabenizou os professores pela data do Dia do Professor e acrescentou: “A prefeita Marilete está de parabéns pelas melhorias que chegam até vocês. Vamos trabalhar juntos, zelar e cuidar bem das instalações para que mais benefícios cheguem até vocês”,salientou. 

O secretário municipal de educação, Rosenir Arcênio falou do Programa e elogiou a disposição e o compromisso da prefeita Marilete. “Estamos realizando um sonho e colocando a educação rural num patamar de qualidade, com a valorização do professor, do aluno e de toda a comunidade escolar. A realidade era outra. O sofrimento era constante. A água para o consumo trazia riscos à saúde. O local para fazer as necessidades fisiológicas era inadequado. Mas graças aos esforços da nossa gestora e equipe, já podemos contemplar alguns avanços”, enfatiza. 

“Hoje estamos com a sensação de dever cumprido nessa primeira etapa do Programa. Podemos ver a felicidade no rosto dos professores, dos alunos, dos pais de alunos e de toda comunidade, em saber que agora vão consumir água potável de qualidade e usufruir de um complexo com banheiro e sanitário dentro dos padrões de higiene e conforto. Estamos trabalhando na cidade, mas não esquecemos também das melhorias que precisamos implementar nas comunidades rurais”, ressalta a prefeita Marilete Vitorino.

O objetivo do Programa Água na Escola é levar água de qualidade e em quantidade suficiente para alunos e professores de escolas da zona rural, em condições apropriadas para consumo e erradicar as dificuldades de abastecimento.

































Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Tarauacá

Nenhum comentário: