terça-feira, 24 de janeiro de 2017

TK: "HISTÓRIA PRECISA SER REESCRITA"

MÁRTIR DE TARAUACÁ:
“RIOS DOS PAUS E DAS TRONQUEIRAS”
-ALTEVIR LEAL (1928-1991)-
Altevir Leal (Tarauacá, 24 de julho de 1928 – Rio Branco, 1999) foi um armador, comerciante, industrial e pecuarista brasileiro que exerceu dois mandatos de Senador pelo Acre.

HISTÓRICO: Filho do português Avelino Leal e de Maria Assunção Morais Leal. Com pai comerciante, logo seguiu essa profissão e exerceu outras, sendo que o primeiro membro da família a seguir carreira política foi seu irmão Albanir Leal. Que fora eleito suplente de Deputado Federal pelo PSD em 1962 e foi efetivado em 28 de setembro de 1966, dias após a nomeação de Jorge Kalume para o Governo do Acre. Altevir Leal ingressou na ARENA e foi eleito primeiro suplente do Senador Geraldo Mesquita em 1970, sendo efetivado após a escolha do titular para Governador do Acre pelo presidente Ernesto Geisel em 1974. Em 1978 foi eleito primeiro suplente do Senador José Guiomard, sendo efetivado após a morte do titular em 1983, quando já estava filiado ao PDS.Ele era como um irmão de meu pai João Mota. (Valtemir Lima/pt.wikipedia.org/wiki/Altevir_Leal)

“Foi um grande homem e um grande amigo o Ex-Senador Altevir Leal, foi ele quem doou as terras do Município de Tarauacá, acredito que poucos sabem dessa verdade, descanse na gloria celeste junto a Deus meu bom amigo” (Esperidião Menezes júnior - Ex Prefeito de Tarauacá).

Foto Cortesia: tarauacanoticias.blogspot.com.br/
(Altevir Leal e amigos Hilton Catão - Neucirene - Altevir Leal -Marlino Vitorino e Bebé)

ALTEVIR LEAL (1928-1991)

SENADOR ALTEVIR LEAL: Exerceu mandato de Senador de 1975 a 1979 e de 1983 a 1987. Baixinho, bigodudo e riquíssimo, o senador Altevir Leal gostava de ‘rebocar’ jornalistas para almoçar com ele no restaurante do Senado, no final dos anos 1970 e começo dos 80. Fazia isso menos para se promover, pois tinha pouco a contar, e mais para se informar e principalmente para ter companhia. Representante do longínquo Acre, tinha poucos conhecidos em Brasília. Altevir Leal e amigos Hilton Catão; Neucirene; Altevir Leal; Marlino Vitorino e Bebé. ( Altemir Lima).

Acervo Pessoal:
“Brasão em madeira encontra-se na porta de sua antiga casa em Tarauacá até hoje”

Nenhum comentário: