Contato: joaoregotk@hotmail.com -----68 99987-8418

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Significado do Lobisomem



O que é Lobisomem:

O lobisomem é um personagem do folclore popular, sendo um homem que se transforma em lobo com a lua cheia, e volta à sua forma humana normal ao amanhecer.

Na linguagem informal, o lobisomem é associado ao homem que tem muitos pelos no corpo.

O nome lobisomem é justamente uma junção das palavras lobo, o animal da família dos caninos, e homem. A palavra licantropo é um sinônimo de lobisomem, sendo um vocábulo grego que vem das palavras lykos, que é lobo, e antropo, homem.

Em inglês, lobisomem pode ser traduzido por werewolf. No inglês antigo, a palavra para homem era were ao invés de man, como é utilizado hoje.

O personagem do lobisomem é referência cultural há centenas de anos, servindo de inspiração para livros, filmes, histórias em quadrinhos, entre outros.

A lenda do lobisomem conta que a maldição da transformação em lobo a cada lua cheia recai sobre o primeiro filho homem depois de sete filhas mulheres em uma família. Ou torna-se um lobisomem se for mordido ou arranhado por outro da espécie.

Também há histórias que contam que os lobisomens se transformavam de homens para lobos em encruzilhadas, às sextas-feiras.

Na pele do lobisomem, este ser não possui mais a racionalidade do homem que ali se encontrava. Ele torna-se uma besta, incontrolável e à procura de sangue para se alimentar, sem diferenciar entes queridos. O instinto só vai passar aos primeiros raios de sol, ao que o lobisomem volta a ser um homem.

A única forma de matar um lobisomem é usando uma bala de prata em um revólver. Histórias mais antigas, anteriores às armas de fogo, registram o uso de artefatos de prata em geral para aniquilar o monstro.

Existem lendas sobre homens-lobo por todo o mundo, cada um com um nome e características levemente diferentes. Mas todas referem-se a um homem amaldiçoado que transfigura-se em lobo nas noites de lua cheia.

A lenda do lobisomem teria se espalhado pela Europa ocidental a partir da Idade Média, mas existem relatos de histórias semelhantes desde os gregos, com referências da mitologia grega.

Veja também o significado de folclore.

Nenhum comentário: