quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Família contabiliza morte de 38 vacas durante chuva forte no Norte do RS

Incidente foi registrado no interior de Tapejara, Região Norte.
Moradora diz que havia um cabo elétrico em meio aos animais.
Vacas morreram junto ao poste de energia elétrica após queda de cabo, segundo a família (Foto: Arquivo Pessoal)

Trinta e oito vacas morreram eletrocutadas nesta quarta-feira (19), conforme contagem dos moradores da propriedade, após queda de um cabo elétrico no interior de Tapejara, município da Região Norte do Rio Grande do Sul. A concessionária Rio Grande Energia (RGE), que atende a área, diz que lamenta o fato acompanha o caso.

"Elas estavam todas amontoadas no poste [de energia], que fica no meio da propriedade", conta aoG1 uma das moradoras, Ana Maria Zanatta. Segundo ela, cada uma das vacas mortas gera um prejuízo de aproximadamente R$ 10 mil. Sobreviveram 19 animais.

"Era por volta das 11h, foi quando deu uma chuva forte. A gente não sabe o que aconteceu exatamente, mas tinha um cabo elétrico caído nelas", acrescenta Ana Maria.

Na propriedade, os moradores também trabalham com agricultura. Mas segundo Ana Maria, a principal renda era do leite produzido pelo gado.

A família registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, e acionou a companhia Rio Grande Energia (RGE) para ir até o local fazer o conserto da rede elétrica.

Por meio de nota, a RGE confirma que o rebanho morreu em função do choque após um cabo elétrico se romper durante o mau tempo. Leia abaixo a íntegra:

"A Rio Grande Energia (RGE) lamenta o acidente com a rede de energia elétrica que causou a morte de bovinos em uma propriedade rural de Tapejara. Houve o rompimento de um cabo de energia no local, em virtude do forte volume de chuvas e descargas atmosféricas que atingem o Estado desde o último final de semana. A concessionária, após informada do rompimento da rede, isolou o risco e trabalha para a recomposição da energia."

Do G1 RS

Nenhum comentário: