sábado, 17 de setembro de 2016

‘GOVERNO TEMER PREVÊ ESCOLA SEM ESTADO’


"Em menos de quatro meses, Mendonça Filho suspendeu programas de alfabetização e de ensino integral, sugeriu cortes de 45% nos repasses às universidades federais e revogou a realização do novo sistema de avaliação da educação básica aprovado após esforços e contribuições de entidades do setor", diz o jornalista Miguel Martins, da Carta Capital; ao comentar o projeto Escola Sem Partido, ele afirma que os movimentos do governo revelam que o macarthismo ideológico da proposta é "só cortina de fumaça"; "O verdadeiro objetivo é uma escola sem Estado"; ele prevê que programas educacionais serão remodelados e atenderão aos interesses da iniciativa privada

17 DE SETEMBRO DE 2016 ÀS 20:03 // RECEBA O 247 NO TELEGRAM

247 - Em análise publicada na Carta Capital, o jornalista Miguel Martins lembrou que, em menos de quatro meses, o ministro da Educação, Mendonça Filho, "suspendeu programas de alfabetização e de ensino integral, sugeriu cortes de 45% nos repasses às universidades federais e revogou a realização do novo sistema de avaliação da educação básica aprovado após esforços e contribuições de entidades do setor". 

"Iniciativas do governo de Lula e Dilma, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e o Fundo de Financiamento Estudantil também tiveram novos contratos suspensos após o afastamento da presidenta eleita, mas o ministério promete abrir novas vagas no segundo semestre deste ano", diz.

"É razoável imaginar que voltem remodelados, talvez com novo nome e formato. São programas interessantes para a iniciativa privada, ao auxiliarem na manutenção de grandes universidades particulares e na formação de profissionais baseados nas necessidades do mercado", acrescenta. 

Em sua análise, o jornalista diz que "o desmonte da educação pública não está relacionado apenas à suspensão de programas criados durante os governos petistas, mas ao financiamento da área. Uma das prioridades do governo Temer é aprovar a Proposta de Emenda à Constituição 241, que limita o aumento dos gastos públicos à inflação aferida no ano anterior pelos próximos 20 anos". 

O jornalista também comentou sobre o projeto Escola Sem Partido. "Os movimentos do governo revelam que o macarthismo ideológico do Escola sem Partido é só cortina de fumaça. O verdadeiro objetivo é uma escola sem Estado", dispara. 

Leia a íntegra do texto

Nenhum comentário: