sexta-feira, 1 de julho de 2016

PSDB não trabalhará para que seus deputados votem pela cassação de Eduardo Cunha

Ecos do passado Fiel da balança na Comissão de Constituição e Justiça, o PSDB não trabalhará para que seus deputados votem pela cassação de Eduardo Cunha. Apesar do desgaste que a posição implica, o discurso é que o peemedebista prestou um “serviço relevante para o país” ao dar celeridade ao impeachment de Dilma Rousseff e não merece a condenação institucional da sigla. A percepção dos tucanos é que o Planalto caminha na mesma direção: se quisesse se livrar de Cunha, já o teria feito.

Mera coincidência Depois da conversa com Michel Temer, a situação de Cunha parece ter melhorado um pouco, mas ainda não a ponto de salvá-lo, dizem palacianos.

Foro íntimo Governistas não acreditam que algum partido feche questão sobre a cassação. “Isso nunca aconteceu. Dificilmente ocorrerá agora”, prevê um ministro.

Comigo não Em resposta a uma questão de ordem do PSOL, o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão, deve sustentar que não cabe a ele indicar, à revelia dos líderes partidários, os integrantes para a comissão de impeachment de Temer.

Descanse em paz Na prática, a resposta sepulta a possibilidade de que a Casa toque o processo contra o interino sem determinação do STF — ou sem que os líderes decidam, por conta própria, apresentar suas indicações.

Pode, Arnaldo? No café com Gilmar Mendes, Renan Calheiros pediu ao ministro que visse se o STF pode reconsiderar a decisão que determinou a inconstitucionalidade da cláusula de barreira.

All in Marx Beltrão, cotado para o Ministério do Turismo, é defensor da legalização dos jogos de azar — projeto que o aliado Renan vai levar ao Plenário na semana que vem.

Candango Este deve ser o último fim de semana em que Temer viaja a São Paulo para ver a família. A mudança de Marcela e Michelzinho para o Jaburu está programada para a próxima semana.

Nego até o fim Jaques Wagner apresentou ao STF ação penal em que acusa Cunha de calúnia e difamação.

No trombone Em entrevista, o deputado disse que o ex-ministro prometeu votos do PT no Conselho de Ética em troca de engavetar o pedido de impeachment de Dilma.

Explique-se A procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, pediu esclarecimentos ao GSI sobre a notícia de que serviços de inteligência estariam monitorando Lula e Guilherme Boulos, do MTST.

Nada disso Na ocasião, o Gabinete de Segurança Institucional negou que os dois estivessem sendo monitorados.
Rá, te peguei Dilma Rousseff vociferou no Twitter contra o governo interino, dizendo ele que cometia “ações nocivas ao povo” ao não pagar o reajuste no valor do Bolsa Família. Horas depois, Michel Temer anunciou aumento de 12,5% no benefício.

Complicou O governo tenta demover a China de exigir um certificado “anti-mosquito” nos contêineres enviados por exportadores brasileiros. Em março, diante da epidemia de Zika, Pequim baixou a norma, que vem enlouquecendo produtores.

Embarreirou Nem o Brasil, nem a China concedem o selo. E não houve comunicação da exigência à OMC (Organização Mundial do Comércio). A CNI diz que a indústria está tendo prejuízos e pede solução rápida. A norma vale até março de 2017.

Curti a vibe João Doria, pré-candidato tucano à Prefeitura de São Paulo, diz que, se for eleito, irá manter a Paulista fechada aos domingos. Inicialmente contrário à iniciativa de Fernando Haddad (PT), mudou de ideia após visitar o local num fim de semana.

POR PAINEL

Nenhum comentário: