quarta-feira, 20 de julho de 2016

Começou a IV edição do Mariri Yawanawa na Aldeia Mutum - Rio Gregório

IV Festival Mariri Yawanawa 
Povos de 5 aldeias realizam o festival na terra indígena Mutum próximo a Tarauacá com o intuito de fortalecer a cultura do povo Yawanawa.
A aldeia Mutum fica localizada na Terra Indígena Rio Gregório, próximo ao município de Tarauacá, distante 400 km da capital do Acre. Neste local será realizado entre 23 a 28 de julho o IV Festival Mariri Yawanawa, organizado pelos povos indígenas de 5 aldeias da região.

O evento tem duração de uma semana e pretender realizar uma celebração do canto, dança, cura, expressão artística, manifestação cultural e espiritual do povo Yawanawa.

Prefeito Rodrigo ao lado de lideranças Yawanawa 

O prefeito de Tarauacá Rodrigo marcou presença no local, assim como turistas do Brasil e exterior. A organização acredita que devem participar cerca de 500 pessoas, sendo a maioria indígenas.

Joaquim Tashka
Na terra indígena já acontece desde 2001 o Festival Yawanawa, mas o coordenador da Associação Sociocultural Yawanawa, Joaquim Tashka, explica que existe uma diferença entre os dois festivais. "O primeiro festival tinha como objetivo fortalecer a cultura e espiritualidade Yawanawa, mas com o tempo se tornou muito turístico e nós queremos resgatar a essência da espiritualidade, fazendo reflexão interna, algo mais intimo", afirma.


















Fotos: Carlos Voz de Ouro

Nenhum comentário: