quinta-feira, 30 de junho de 2016

Petecão cobrará de Temer agilidade na construção da ponte sobre o Rio Madeira

O senador afirmou que a reunião com Michel Temer servirá para sensibilizar o presidente sobre a situação da travessia
Senador Sérgio Petecão
O corregedor do Senado Federal, senador Sérgio Petecão (PSD – AC), participará de reunião com presidente da República em exercício, Michel Temer, na próxima quarta-feira (6), às 15h, para discutir o andamento da construção da ponte sobre o Rio Madeira, que liga o Acre a Rondônia, prevista para ser concluída ainda neste ano. A reunião contará com a presença do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) e de parlamentares da bancada federal acriana e rondoniense.

A ponte, que terá 1.084 metros de comprimento, ligará definitivamente o Acre ao restante do Brasil por via terrestre. Atualmente, a travessia entre os estados de Rondônia e o Acre é feita a bordo de balsas, na altura do município de Abunã (RO), onde grande parte das reclamações são de caminhoneiros que realizam o trajeto mais de uma vez por semana. Segundo eles, apesar de alto, o valor da tarifa paga por cada viagem (de R$ 92) não representa o principal transtorno, e sim a demora de quase duas horas para completar o trajeto em um dia movimentado.

O presidente Michel Temer deverá ouvir dos senadores e deputados do Acre e Rondônia pedidos para que o governo federal acelere a obra e garanta os recursos para a sua conclusão. Os parlamentares apontarão ainda para os benefícios que a ponte representará à região norte que depende da travessia. Segundo Petecão, o abastecimento de produtos no comércio é afetado duramente na seca, quando o nível do rio desce e causa dificuldade com a navegação no período.

A população reclama que, desde março deste ano, as obras estão paralisadas. O motivo seria um erro no projeto de engenharia que estaria fazendo com que os pilares cedessem. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) negou a paralisação e disse que houve apenas a desaceleração nos trabalhos, e que o problema com os pilares são em razão do acúmulo de madeira no fundo do rio.

O senador afirmou que a reunião com Michel Temer servirá para sensibilizar o presidente sobre a situação da travessia. “Precisamos fazer a nossa parte para demostrar total disposição em prol da conclusão daquela obra, que deveria ser entregue ainda este ano”, disse.

Petecão destacou a importância da participação de todos os parlamentares da bancada dos dois estados. “Falei com o senador Valdir Raupp ele convidará toda a bancada de Rondônia. Encaminharei, da mesma forma, convites para os parlamentares da nossa bancada federal. Tenho certeza de que, juntos, iremos alavancar as obras que beneficia os dois estados e toda a região norte”, ressaltou o senador.

WILIANDRO DERZE, DA CONTILNET

Nenhum comentário: