quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

TARAUACÁ: COMEÇA A QUARESMA


Hoje é Quarta-feira de Cinzas e começa a Quaresma, tempo de penitência e preparação do espírito para a Festa da Páscoa. 

A Penitência durante a Quaresma é um costume antigo entre os cristãos. Alguns se abstêm da carne, outros de algum tipo de alimento, ou bebidas. A penitência material não é regra, mas vale, desde que seja feita com sinceridade e reflexão.

Segundo o Missionário Redentorista Pe. Antônio Luís Pedrotti, a única penitência que a Igreja pede ao cristão é a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. “É jejum e abstinência de carne nestes dois dias. O jejum não é rigoroso como antigamente, é a metade do que costuma comer durante o dia”, afirmou.

O Sacramento da Confissão é de grande importância, já que ao reconhecer nossas próprias falhas, ficamos mais próximos do Pai. O tempo da Quaresma, uma época de reflexão, pode ser ainda mais propício ao, também chamado, Sacramento da Reconciliação.

“O mais importante mesmo é o arrependimento dos pecados, reconhecer os erros, mudar o procedimento. A penitência pode ser feita espontaneamente. Na condição, o padre pede para rezar alguma coisa em agradecimento pelo perdão recebido. Não é bem penitência, é uma oração”, concluiu padre Antônio Luís.

Qual é o significado da Quaresma?

A quaresma vem do latim "quadragésima" e é "o quadragésimo dia antes da páscoa". É um período de tempo litúrgico que começa na quarta-feira de cinzas e finaliza no Domingo de Ramos. São 40 dias de preparação para a grande festa da Páscoa. É o tempo para nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em nós mesmos para sermos melhores e poder viver mais perto de Cristo.

Nenhum comentário: