sábado, 24 de janeiro de 2015

TARAUACÁ: PREFEITURA E GOVERNO SE REÚNEM PARA DEFINIR AÇÕES DE LOGÍSTICAS PARA AJUDAR AS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELA CHEIA DO RIO


Equipes da Prefeitura de Tarauacá e o governo do Estado se reuniram na tarde deste sábado (24), no gabinete, para definir ações de logística para ajudar as famílias atingidas pela cheia do rio Tarauacá, que neste momento apresenta a marca de 10,70 metros. O rio ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 9,50 metros. O abrigo da creche municipal Criança Feliz conta com 4 famílias abrigadas, totalizando 25 pessoas. Além do prefeito Rodrigo Damasceno e do vice Chagas Batista participaram da reunião a Coordenadora da Defesa Civil Municipal, Raimunda Augusto, o tenente Aurimar e o cabo Amorim, ambos do Corpo de Bombeiros, os vereadores Manoel Monteiro, Nasso Kaxinawá e João Moreira, secretários do governo e da prefeitura. 

De acordo com o prefeito, Rodrigo Damasceno, cerca de 29 ruas já chegaram a ser atingidas pela cheia. "Como as casas são elevadas, ainda não precisamos fazer a retirada de mais famílias. As ruas são nos bairros da Praia e Triângulo, que são sempre os primeiros a serem atingidos", explica o prefeito. 

Apesar da situação de alerta, ele afirma que a situação ainda não se compara a cheia histórica que ocorreu em novembro de 2014. "Na última alagação, em novembro, nós chegamos a 11,95 metros. Não estamos ainda naquele patamar", diz. 

O prefeito tem a esperança que o rio apresente vazante. "O Rio Muru, que é um afluente do Rio Tarauacá, deu sinal de vazante. Nós esperamos que isso influencie o rio Tarauacá", espera. 

Ainda na reunião foram definidos as equipes de prontidão que trabalharão na remoção das famílias até os abrigos, atendimento de saúde, distribuição de água, bem como os equipamentos disponíveis (veículos) para ajudar nas mudanças dos moradores.

Por Assecom Tarauacá

Nenhum comentário: