quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

TARAUACÁ: PREFEITO RODRIGO DAMASCENO CONVOCA IMPRENSA TARAUACAENSE PARA ESCLARECER ASSUNTOS DEBATIDOS NA MÍDIA


Hoje o Prefeito Rodrigo Damasceno convocou para um bate papo blogueiros e radialistas em geral da cidade de Tarauacá, o intuito dessa coletiva foi esclarecer os últimos assuntos difundidos na mídia principalmente nas redes sociais.

Na verdade não houve muita novidade apenas alguns esclarecimentos, já que o Prefeito passa pela mesma situação que os Prefeitos que sucedeu e a pequena parcela de 99% dos Prefeitos do resto do Brasil, falta de dinheiro. Ano após ano de erro na política econômica do governo federal, com uma crise mais que avisada, já sente-se a marolinha molhando os calcanhares, portanto, já era previsível . Aqui no Brasil devido a precatórios (ações trabalhistas), contas parceladas como energia, água, telefonia etc. deixam qualquer prefeitura que não tenha a mínima política de austeridade no vermelho.

O Prefeito explicou em relação às exonerações, que essa atitude não é invenção de sua administração, e além dos já divulgados problemas de ajustes financeiros, trata-se também de cumprimentos de termos judiciais, optando então por concursos públicos, tendo que se dar uma atenção especial a um quadro permanente de servidores, mas que os servidores demitidos ficarão até o dia 20/02 podendo fazer uso do seguro desemprego até maio deste ano. Além dos já propalados problemas financeiros e judiciais o Prefeito falou que trata-se também de uma mini reforma administrativa. Quanto aos Secretários que ficaram esses são dos considerados serviços essenciais, portanto esse é o motivo de terem ficado em suas pastas. Rodrigo Damasceno disse também que houve atraso no pagamento para a empresa que contrata os terceirizados por isso o atraso em dezembro, mas que a situação vai ser regularizada em breve e que exigirá da empresa contratada que fique permanentemente na cidade um representante da mesma para que os problemas trabalhistas sejam resolvidos mais rapidamente, caso contrário, poderá abrir licitação para contratação de outra empresa.

Outro assunto em pauta foi o IPTU e a sonegação de impostos. Somente R$ 99.000,00 foram recolhidos com o IPTU, nesse ano de 2015 espera-se um incremento na arrecadação. Em relação aos outros impostos, com uma nova Lei, grande parte do problema do recolhimento será resolvido, consequentemente a sonegação ficará mais difícil, aumentando assim a arrecadação.

O Executivo também espera que entre em vigor para Tarauacá o plano de saneamento básico já debatido em outras épocas. A esperança recai no novo Diretor Presidente do DEPASA Edvaldo Magalhães que segundo alguns resolveu rapidamente o problema da falta de água no bairro da Copacabana.

O Prefeito aproveitou o ensejo e anunciou que haverá carnaval, para isso contará com a parceria da iniciativa privada, o que é o certo, devido à queda do FPM a prefeitura não tem como arcar totalmente com os custos, portanto prestará todo apoio administrativo possível.

Por Reginaldo Palazzo

Nenhum comentário: