quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Confira o destino dos políticos que ficaram sem mandato no Acre

Quem conhece política sabe que não adianta ninguém se apegar a mandatos. Achar que é dono de um cargo eletivo é o mesmo que imaginar que a vida material nunca vai acabar. A roda do destino gira e, muitas vezes, quem está embaixo vai para o alto e vice versa. Assim como uma roda gigante de um parque de diversões. Nada é estanque. A política é dinâmica e cria os seus movimentos naturais. Assim chegando ao final do ano os deputados e senadores que perderam as eleições começam a fazer novos planos. A vida tem que continuar. Alguns encaram a derrota e um possível recomeço com naturalidade. Outros sofrerão ainda por muito tempo a dor e a frustração da derrota. Mas a verdade o quê as urnas escreveram é imutável. Não adianta chorar e nem se lamentar, o melhor é encontrar logo um novo rumo e seguir em frente. Esses dias conversei com vários políticos que perderam as eleições e vou contar um pouco dos planos de cada um.
Guerreira do Juruá
Que a deputada estadual Antônia Sales (PMDB) foi uma das melhores da atual legislatura até mesmo os seus adversários da FPA admitem. A mulher foi presença marcante por três mandatos não só no plenário da ALEAC, mas nos lugares mais isolados do Juruá. Poucos políticos conhecem tão bem o abandono de comunidades isoladas na floresta como Antônia Sales. A peruana optou por ser leal ao projeto político da oposição e sacrificou uma reeleição certa para ser candidata a vice de Márcio Bittar (PSDB). Para quem está acostumada como Antônia a subir e descer os rios do Acre pode-se dizer que ela entrou numa canoa furada.

O futuro
Conversei com Antônia Sales. Ela me disse que continuará presente nas comunidades isoladas. Será uma espécie de representante do mandato da sua filha Jéssica Sales (PMDB), eleita deputada federal. Não vai abandonar as pessoas acostumadas a sua presença e, assim, poderá tonar mais eficiente a legislatura de Jéssica. O seu plano é simples. Continuar trabalhando e daqui há quatro anos disputar novamente uma cadeira na ALEAC.

Quem foi rei não perde a majestade
Com sete mandatos seguidos de deputado estadual Élson Santiago (PEN) chegou ao seu auge político como presidente da ALEAC. Perdeu a eleição, mas foi convidado pelo governador Tião Viana (PT) para ser secretário. Santiago preferiu uma vida mais tranquila e, será nomeado, nos próximos dias, assessor especial do Governo. Trabalhará diretamente no gabinete de Viana. Vai continuar a fazer política.

A volta à inciativa privada
O deputado Luiz Tchê (PDT) tentou um voo mais alto como deputado federal, mas não conseguiu decolar. Os seus 13 mil votos não foram suficientes para mantê-lo no cenário político acreano. Agora, voltará a trabalhar na inciativa privada tocando uma fábrica de blocos de concreto. Será empresário. Mas Tchê já avisou que continuará a fazer política. Seguirá como presidente do PDT acreano e, organizará o partido para a disputa municipal de 2016.

O destino do Cacique
Conforme anunciei em primeira mão na coluna, o deputado estadual Moisés Diniz (PC do B), que perdeu para federal, será um dos sub-secretários de Educação. Deve continuar presidindo o PC do B até a próxima eleição interna. O Cacique não vai deixar a política nunca, apesar da sua paixão pela literatura.

A espera de convite
A deputada estadual Marileide Serafim (PSL) se elegeu pela oposição. Mas ouviu o “canto da sereia” e se bandeou para a FPA. Tem bastante diálogo com o governador Tião Viana. Agora, sem mandato, espera um convite para trabalhar nas áreas de política ambiental do Governo.

Talvez seja mais útil
Um outro derrotado, o deputado estadual Eduardo Farias (PC do B), voltará a exercer a sua profissão original de médico infectologista. Dudu é um profissional de saúde competente. Talvez ajude mais o Acre salvando vidas e criando estratégias de combate as tão comuns epidemias de doenças tropicais, como dengue e malária, por aqui. Mesmo assim Farias continuará a presidir a executiva municipal do PC do B da Capital e não pretende abandonar a política.

Vida tranquila
O deputado estadual Geraldo Pereira (PT) nem disputou a reeleição. Com uma vida material estável, Pereira já ocupou cargos executivos na Fazenda de Rio Branco e do Estado. Não se apegou ao mandato de deputado. Agora, voltará a exercer a profissão de auditor da prefeitura da Capital. Ou quem sabe ainda receba algum convite para a gestão pública. Mas entre os derrotados Pereira é realmente um dos mais tranquilos. O petista já avisou que também não abandonará a política.

De volta à telinha
Um dos apresentadores de TV mais populares do Estado, o deputado estadual Edvaldo Souza (PSDC) voltará às origens. Continuará a dar as suas “broncas” na televisão. O jornalista é “seguro” e deve ter se preparado para uma eventual derrota que acabou acontecendo. Mas dificilmente perderá o “trono” na emissora que trabalha. Aos poucos vai perceber que poderá ser mais útil fazendo críticas na “telinha” do que no parlamento.

O destino de alguns majoritários
Entre os que concorreram a cargos majoritários a informação que tenho é que a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B),derrotado ao Senado, vai trabalhar no Ministério da Defesa. O convite veio pela sua atuação na Comissão de Relações Exteriores da Câmara Federal. Márcio Bittar me disseram que chefiará o escritório de representação do Mato Grosso do Sul, em Brasília. Bocalom (DEM), no momento, se preocupa mais em curar a sua esposa Beth, vítima de esclerose múltipla. A sua luta é com a doença e não deve estar preocupado com o seu futuro político. Já o deputado federal Henrique Afonso (PV) tem vários planos. Quer dar aula na Universidade, no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. Henrique vai continuar dialogando com as comunidades para realizar aquilo que chama de “nova política”. Assim como diria o velho jornalista João Saldanha: “vida que segue”. E quem quiser voltar ao cenário político que aproveite bem o tempo para fazer as suas autocríticas e se preparar para os novos embates eleitorais.

Nelson Liano Jr.nelsonliano@hotmail.com

Nenhum comentário: