quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Capa / Cidade / Em parceria, obras do PAC e de manutenção viária avançam em Rio Branco
Em parceria, obras do PAC e de manutenção viária avançam em Rio Branco
Emurb atua com diferentes equipes em obras de infraestrutura - Foto: Assessoria PMRB

Em parceria, obras do PAC e de manutenção viária avançam em Rio Branco

Graças à parceria com os governos federal e estadual, a prefeitura de Rio Branco avança sobremaneira na manutenção viária e implantação de obras estruturantes na capital do Acre. De seu lado, a Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (Emurb) segue aproveitando cada minuto de sol para avançar no serviço de manutenção viária da cidade neste final de verão. Os trechos atendidos com tapa-buracos geralmente são de grande movimento de veículos. Operações tapa-buracos estão em várias ruas dos bairros São Francisco, Wanderley Dantas, Vila Ivonete, Habitasa, Estação Experimental, Bela Vista, Universitário e Tucumã, onde estão sendo realizados serviços de melhoria viária nos corredores estruturantes e vias transversais.
Nesta quarta-feira, 22, as equipes da Emurb atuaram com diferentes frentes de melhoria da infraestrutura, mas principalmente enfrentando problemas que em dias chuvosos costumavam trazer sérios transtornos para a população, como as ruas adjacentes ao Igarapé da ETA, entre os bairros João Paulo e Plácido de Castro, na Baixada da Sobral. Na semana passada, o prefeito esteve na Rua João Amâncio a pedido dos moradores. Eles reclamaram de novos transtornos e ontem a Emurb estava trabalhando intensamente em conjunto com o Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento do Acre (Depasa) para sanar as deficiências de drenagem naquela via.
Além das frentes rotineiras, a prefeitura espalhou várias obras estruturantes como a duplicação de sete importantes vias. Na Estrada da Sobral, por exemplo, o trecho de 1,5 mil metros desde o bairro João Paulo até a rotatória da Via Verde mantém mais de 60 homens trabalhando na construção de meio-fio e calçada. “Estamos com 100% da drenagem concluída e vamos deixar uma proteção asfáltica para que no ano que vem implantarmos a pavimentação definitiva”, disse Ricardo Araújo, secretário Adjunto de Obras Públicas de Rio Branco. A duplicação da Estrada da Sobral é feita com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC Mobilidade.
As equipes de terraplanagem e drenagem estão também espalhadas pelas regionais. Diariamente, a Emurb trabalha com mais de vinte frentes de trabalho, envolvendo centenas de homens e máquinas leves e pesadas. Técnicos e operários da Emurb estão asfaltando ou melhorando as vias que estavam em condições inadequadas para o trânsito, mas já realizando a implantação de bueiros para canalizar a água das chuvas. O prefeito Marcus Alexandre considera importante aproveitar cada minuto deste verão para chegar ao maior número possível de moradores com todos os serviços que o município pode oferecer em infraestrutura –e uma boa condição de acesso é essencial.
Além das equipes de drenagem como a da Rua João Amâncio, a Emurb mantém ainda frentes de pavimentação asfáltica, terraplanagem, implantação e recuperação de meio-fio, PVs e sarjeta ao longo desta semana. Tudo é realizado em parceria com o Governo do Estado, através do Depasa e do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre).
Além de todos os benefícios, a parceria com o Governo trouxe soluções objetivas para a questão da infraestrutura viária de Rio Branco: “nós fazemos permuta de insumos, como a pedra brita, com o Deracre, para agilizar nosso trabalho”, lembrou Jackson Marinheiro, presidente da Emurb.
Assessoria PMRB

Nenhum comentário: