sábado, 25 de outubro de 2014

Bittar tem mais derrotas eleitorais do que Sebastião

Bittar tem mais derrotas eleitorais do que Sebastião

PROTAGONISTAS EM BRASÍLIA
Segundo dados de pesquisas divulgadas na última semana para eleições no Segundo Turno do Acre, os candidatos Sebastião Viana (PT) e Marcio Bittar (PSDB) farão uma das eleições mais disputadas dos últimos anos. O Instituto Vox Populi apresentou nesta sexta-feira(23) uma diferença de 6% nas intenções de votos, que dentro da margem de erro, apresenta perspectivas de vitória para o candidato à reeleição com 3% de diferença.
Os dois candidatos que chegaram à reta final das eleições 2014, além de repetirem o duelo entre PT e PSDB em nível nacional, acumulam vitórias e derrotas eleitorais em suas trajetórias politicas. Ambos, já assumiram cargos importantes no Congresso Nacional, como é o caso do tucano Marcio Bittar, que atualmente é o primeiro secretário da Câmara dos Deputados.
Sebastião Viana, que foi eleito Senador da República, chegou ao cargo de vice-presidente da Casa, disputou em fevereiro de 2009, o cargo de presidente do Senado, perdendo para o senador peemedebista José Sarney por 49 votos a 32.
SEBASTIÃO VIANA – Sebastião Viana foi candidato ao governo em 1994, disputando com Duarte José (PRONA), Flaviano Melo (PMDB) e Orleir Cameli (PRP). O petista foi o terceiro mais votado com 24,68%, ganhando apenas do candidato do PRONA. Nesta eleição, Orleir Cameli foi eleito com 79.331 votos.
Em 3 de outubro de 2010, foi eleito governador do Acre no primeiro turno com 50% dos votos válidos. Seu irmão, Jorge Viana, ex-governador do estado, foi eleito senador no mesmo pleito.
MARCIO BITTAR – Em 2002, o candidato tucano Marcio Bittar sentiu sua primeira derrota em uma eleição majoritária perdendo uma vaga na eleição de senado. Na eleição seguida, em 2004, para prefeito de Rio Branco, Bittar foi vencido por Raimundo Angelim, PT.
Mais tarde, em 2006, disputando com seis candidatos ao governo, sendo o segundo mais votado, com 106.987 votos (35,1%) dos votos válidos, Marcio conheceu mais uma derrota em seu currículo. Ele era do PPS, perdeu a eleição para o petista Binho Marques que foi eleito no primeiro turno com 53% dos votos.
Somente em 2010, Marcio se reencontra com a vitória nas urnas. Filiado ao PSDB conquistou seu segundo mandato de deputado federal. Na ocasião obteve a maior votação da história do Acre, sendo a segunda maior votação proporcional do Brasil neste pleito.
Jairo Carioca – da redação de ac24horasRio Branco - Acre

Nenhum comentário: