quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jornalista revela novos imbróglios relacionados a aeroporto de Aécio

A  coluna do Jânio de Freitas, publicada hoje na Folha de S.Paulo, traz mais perguntas – na verdade, fala do risco de mais irregularidades e benefícios à família Neves – sobre o imbróglio do aeroporto que o candidato demo-tucano ao Planalto, Aécio Neves (PSDB-DEM) construiu com dinheiro público de Minas, nas terras da família em Cláudio (MG), a seis quilômetros de sua própria Fazenda da Mata, recanto preferido para descanso.
Sob o título “Alto ganho”, a última nota do Jânio na coluna de hoje chama a atenção para reportagem publicada na Folha, que aponta a possibilidade de que a família, o tio-avô  do candidato, Múcio Tolentino,  venha a pagar com dinheiro da desapropriação, feita pelo Estado, uma cobrança anterior da própria justiça de Minas, em ação por uso impróprio de recurso público.
À nota do Jânio, então, na íntegra, para conhecimento de vocês:
ALTO GANHO
Teodomiro Braga, “superintendente de imprensa do governo de Minas Gerais”, deu como “absolutamente falsa a afirmação do texto ‘Aeroporto pode ajudar tio de Aécio em ação na Justiça’”, reportagem da Folha de 25/7. Aécio Neves, por sua vez, em pessoa e em notas do seu comitê, por diversas vezes negou qualquer benefício à sua família com a construção do aeródromo, junto à pequena cidade mineira de Cláudio. O ganho, porém, é ainda maior do que o já considerado.
A reportagem revelou a possibilidade de que a família venha a pagar com dinheiro da desapropriação, feita pelo Estado, uma cobrança anterior do próprio Estado, em ação judicial por uso impróprio de recurso público. Mas o maior e já efetivado ganho com a construção da pista em fazenda da família está nesta certeza: a fazenda que circunda a pista asfáltica de mil metros tornou-se um imóvel dotado de infraestrutura especial e incomum. Pista sem custo de construção nem de manutenção, pelo tempo afora, para os proprietários.
A valorização da fazenda comum tornou-a, tão logo a pista foi concluída, um patrimônio de alto nível da família do então governador Aécio Neves.”
Perguntas que Aécio precisa responder
Assim, ficamos combinados, então, que ao contrário do que afirma o candidato tucano repetindo o que se tornou um jargão, “está tudo explicado já” ele deve, ainda, várias explicações sobre o aeroporto, dentre as quais:
1) – A desapropriação que ele pagou ao tio-avô vai servir para pagar o tesouro de Minas, nessa dívida que o Estado cobra de Múcio por uso impróprio de recurso público?
2) – Aécio já usou ou não usou o aeroporto ainda não homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)?
03) – Se não usou por que tergiversa e não responde quando perguntado pelos jornalistas?
3) Se usou – como dizem os moradores da cidade -, seu avião posou e decolou ilegalmente, então?

Nenhum comentário: